Impacto no desenvolvimento social e inserção no marco das relações entre a América Latina e o Caribe e a União Europeia

25 e 26 de junho de 2019, Quito-Equador

 

Os países da América Latina e do Caribe (LAC) mantém relações de cooperação com a União Europeia (UE) em diversas áreas, entre as quais o Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação. Às vezes, a cooperação é através da implementação de projetos onde estão envolvidas instituições da Região e da União Europeia, como é o caso do projeto Horizonte 2020 EULAC Focus, que, desde 2016, tem a participação de 19 instituições da ALC e da UE.

O Projeto EULAC Focus fornece uma importante contribuição para a análise das relações EU-CELAC, a fim de estabelecer recomendações de políticas públicas dos Estados-Membros. Também propõe fortalecer a análise das dimensões científica, social e cultural da referida política pública. Assim, o objetivo do encontro é orientado para enfatizar uma visão para identificar as sinergias e um enriquecimento mútuo, bem como identificar assimetrias no
bilateral e as relações entre eles.

No ano passado, o projeto Horizonte 2020 expandiu seu foco para obter resultados que procuram construir um futuro sustentável, através da criação da EULAC Focus Network, uma rede aberta que promove ativamente a integração. Política de Pesquisa, Inovação, Ciência e Tecnologia na América Latina e no Caribe.

Tiveram contribuição à comunidade acadêmica questões de educação superior, ciência, tecnologia e inovação na América Latina, Caribe e Europa de trabalho, diálogo e debate sobre políticas públicas buscando trocar idéias que refletem sobre sistemas de indexação em região, a partir da perspectiva de relevância para as necessidades específicas de nossos países, com o objetivo de combinar esforços bilaterais que levam análise crítica à ação.