Realizado no Copenhagen Business School na Dinamarca nos dias 22 a24 de setembro de 2016, fruto da parceria da Innovation Centre Dinamarca- Consulado Geral da Dinamarca em São Paulo, Universidade de Aalborg, Copenhagen Business School, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Esta iniciativa é o resultado de um crescente interesse mútuo entre os parceiros de pesquisa dinamarqueses e brasileiros para desenvolver a colaboração na pesquisa interdisciplinar na área de cidades inteligentes incluindo  maior participação de pesquisadores da América Latina e da Europa, envolvidas no desenvolvimento de novas abordagens para cidades inteligentes.

Com uma abordagem na pesquisa participativa com base em cidades selecionadas / áreas , o foco do workshop é em projetos inovadores e sustentáveis ​​cidade inteligente. Há um interesse especial no desenvolvimento de parcerias interdisciplinares cross-sectorial e multi-culturais, incluindo estudantes e empresários no desenvolvimento de TIC de serviços urbanos inteligentes centradas nas pessoas.

O objetivo é enquadrar um projeto de pesquisa maior. A fim de fazê-lo, com os resultados do workshop será realizado uma análise necessidade, presente pesquisa estado-da-arte em cidades inteligentes, bem como experiências práticas sobre soluções de cidade inteligente. Além disso, os participantes tiveram a  oportunidades de explorar fontes de financiamento relevantes, bem como desenvolver um plano de ação.