A Cátedra Globalização e Mundo Emergente Fiesp-Sorbonne, criada por meio de convenção assinada entre a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Universidade de Paris 1 – Panthéon Sorbonne para fomentar a produção científica, recebe propostas de projetos sobre temas de interesse mútuo entre as instituições, com a participação de equipes francesas e brasileiras.

Tais projetos poderão adotar diferentes formatos, como organização de jornadas de estudos, colóquios, seminários, projetos de pesquisa e organização de cursos de curta duração. Estas atividades poderão ser realizadas tanto em Paris quanto em São Paulo.

Entre os temas prioritários entre os quais são acolhidas propostas e sugestões estão as relações de trabalho, desindustrialização, arquitetura sustentável, agronegócio, infraestrutura e meio ambiente. Cada projeto poderá ser coordenado por um responsável da Universidade de Paris 1- Sorbonne ou por um responsável brasileiro.

Os projetos serão selecionados pelos coordenadores da Cátedra, Mario Eugenio Frugiuele (da Fiesp) e Guillermo Hillcoat (da Université de Paris 1 – Sorbonne). Os mesmos facilitarão os contatos para a criação de equipes franco-brasileiras e auxiliarão na captação de recursos para a viabilidade financeira dos projetos. Veja no link o formulário modelo para apresentação de projetos.

Mais informações podem ser obtidas pelos pelos sites http://www.univ-paris1.fr/chaires/chaire-globalisation-et-monde-emergent-fiesp-sorbonne/ e http://www.fiesp.com.br/catedra-fiesp-sorbonne/ ou pelos e-mails e-mails mario@fiesp.org.br e beatriz.stevens@fiesp.org.br