Doutor em Filosofia pela Université de Paris I – Sorbonne e Professor Titular da UFMG, Ivan Domingues participou da elaboração do Position Paper do Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE) como respresentante da UFMG e avalia que esta é uma oportunidade de o Instituto rever as ações do projeto dos pontos de vista acadêmico e político. Membro do Comitê Diretivo do IBE, ele redigiu o documento dentro da Classe de Atividades de Políticas. Sua preocupação é estabelecer um paralelo com outras áreas de conhecimento, em especial a de Ciências Sociais, Humanidades e Artes, que é coordenada pela Unicamp.

O Position Paper do IBE será apresentado este ano ao Parlamento europeu a pedido do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e deverá conter as reflexões do IBE acerca de cada área temática, considerando tanto o Plano Horizonte 2020 da Europa quanto o Plano Brasil 2022. Esta apresentação deverá influenciar as Políticas Públicas de colaboração e de elaboração de instrumentos para implantação da pesquisa nestes temas no Brasil.

Ao todo o Position Paper do IBE terá cinco capítulos com a participação das Classes de Atividades de Ciências Sociais, Humanidades e Artes, Ciências Políticas, Saúde e Biologia e Tecnologia. Ivan Domingues lembra que a iniciativa tem como foco a instauração de sociedades inclusivas, seguras e inovadoras. “Fiz um grande documento, que extrapola em longe o que é pedido para o Parlamento europeu. Ele é um pouco mais reflexivo, conceitual e com duplo propósito: acadêmico e político em nível interno, com vistas à implantação do IBE. Mais à frente imagino extrair algumas passagens de conteúdo mais pragmático para ser incorporado ao documento final que será enviado ao Parlamento Europeu”, explica.

Para ler a proposta elaborada pelo filósofo, clique em http://criativeidea.com/ibe/oldibe/images/PDF/PositionPaperPoliticas2

Foto: Ivan Domingues, ao centro, na reunião do Comitê de Assessoramento Estratégico do IBE, ocorrida em Belém

(Fonte: Assessoria de Comunicação do IBE)