No intuito de estabelecer parcerias em discussões sobre os direitos das pessoas com transtornos mentais, as professoras Ana Aranha, da Escola de Enfermagem da USP, e Anna Luiza Monteiro, da ONG Associação Vida em Ação (AVA), foram recebidas no dia 22 de março pelo coordenador-geral do Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE), Moacyr Martucci.O IBE tem como um de seus objetivos o envolvimento em suas ações de gestores públicos e atores privilegiados da sociedade civil, pequenas e médias empresas e ONGs.

Na reunião, a professora Ana Aranha apresentou ao IBE os projetos conduzidos pelo Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrico da Escola de Enfermagem da USP e da AVA, ONG a qual participa como diretora. Ela explicou que a AVA tem a missão de promover, difundir e garantir os direitos humanos de pessoas com transtornos mentais por meio da geração de renda e inclusão social pelo trabalho solidário.

Entre os objetivos da AVA estão promover o desenvolvimento econômico e social; apoiar atividades econômicas, experimentações de novos modelos sócio-produtivos e sistemas alternativos de produção, comércio e emprego; promover a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais; promover a valorização pessoal, reabilitação e reinserção social de pessoas com transtorno mental; viabilizar atendimento jurídico e psicológico a famílias e pessoas com transtorno mental e realizar parcerias com organizações e empresas para atingir os seus fins.

A AVA é voltada ao campo da Economia Solidária e Saúde Mental, uma política pública do Ministério da Saúde e do Ministério do Trabalho e Emprego implantada por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária, num sistema de cooperativismo onde o conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizadas sob a forma de autogestão, tem tido boa aceitação por parte de órgãos governamentais.

No encontro, as professoras manifestaram interesse em participar das discussões da área de Saúde e Biologia, hoje coordenada pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita (Unesp), parceira do IBE. A contribuição seria por meio de troca de experiências e busca de soluções técnicas para o enfrentamento dos problemas sociais de forma sustentável e com vistas ao Desenvolvimento Humano. Dentro deste objetivo foi proposta a organização de um seminário aberto para discussão entre Brasil e Europa, cuja temática serão as estratégias no campo da sustentabilidade e desenvolvimento.

(Fonte: Assessoria de Comunicação do IBE)