O Comitê de Assessoramento Estratégico do Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE) realizou nesta quarta-feira, em Belém, sua 5ª reunião com a participação de representantes de diversas universidades, que tiveram a tarefa de discutir a elaboração do Position Paper. O documento descreve as ações do projeto com o intuito de fortalecê-lo como interlocutor das universidades participantes. A reunião teve a participação da embaixadora da União Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias, de Ana Lúcia Stival, representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que participou por videoconferência, e do presidente do Comitê de Assessoramento Estratégico do IBE, Thomas Owen, da Brunel University.

O Position Paper é um documento que será composto de cinco capítulos elaborados pelos coordenadores das Classes de Atividades de Ciências Sociais e Humanidades, Ciências, Políticas, Saúde e Biologia e Tecnologia. A UFSC, responsável pela Classe de Diálogos, coordena a realização do Position Paper. Durante o encontro, as universidades participantes do Comitê apresentaram suas propostas para o documento, que deve ser enviado em abril para o Comitê Diretivo do Acordo de Cooperação C&T Brasil Europa (CDC).

Ações concretas

Em sua fala, a embaixadora Ana Paula Zacarias ressaltou a importância de o IBE efetivar ações concretas que permitam sua continuidade ao fim do financiamento do projeto pela Comissão Europeia. Ela falou ainda sobre a necessidade de se discutir a questão do reconhecimento recíproco do diploma de ensino superior entre o Brasil e os países da Europa.

Também estiveram presentes no encontro, realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), o coordenador-geral do IBE, Moacyr Martucci; Maria Cristina Araújo von Holstein, da Delegação da UE no Brasil; além dos professores Renauld Martel (ULB), Cristina Mendes Teixeira (ENA), Maria de Fátima Saraiva (Universidade do Porto) e de representantes das universidades parceiras e associadas ao IBE.

(Fonte: Assessoria de Comunicação do IBE)