Com o objetivo de avaliar os resultados da parceria entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Instituto de Estudos Brasil–Europa (IBE), o reitor da UFPA, Carlos Maneschy, recebeu em seu gabinete, na tarde desta terça-feira, 15, o consultor da União Europeia, Maurício Benito Durá, representante do IBE. Também estiveram presentes, na reunião, o pró-reitor de Relações Internacionais (Prointer), Flávio Nassar, e a assessora da Prointer, Lindalva Moraes.

No encontro, o consultor fez uma avaliação do andamento da parceria, no sentido de buscar condições para que o projeto possa se desenvolver normalmente, sem haver impedimentos para a sua realização. Esta ação faz parte de um conjunto de visitas realizadas pelo consultor às universidades parceiras do Instituto. “No projeto, participam oito universidades brasileiras e algumas estrangeiras. Visitei a Universidade do Porto (UP) e, nesta segunda-feira, 14, estive na Universidade de São Paulo (USP). Hoje estou aqui, na UFPA, conhecendo o andamento da parceria“, afirmou Maurício Durá.

IBE – Projeto financiado pela Comissão Europeia e Universidades Brasileiras, e vinculada à União Europeia, o Instituto de Estudos Brasil-Europa foi criado em dezembro de 2010, fruto da iniciativa de um grupo de universidades brasileiras e europeias, visando ao fortalecimento da educação superior no Brasil, por meio da promoção do conhecimento mútuo. O IBE tem o objetivo de fortalecer a cooperação, no que tange o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, levando em consideração a experiência local de cada agente participante da parceria com o Instituto.

A UFPA participa do IBE desde 2011, ao lado de outras sete universidades brasileiras e instituições estrangeiras associadas, entre elas, a Universidade do Porto e a Sapienza Universitá di Roma.

Para o pró-reitor Flávio Nassar, o encontro foi importante para determinar quais caminhos a UFPA deve prosseguir para que a parceria se torne cada vez mais sólida. “Foi muito importante a visita do consultor para que possamos nos prevenir de possíveis problemas que possam surgir em nosso caminho e os quais temos que evitar. Penso, com toda a certeza, que esta parceria entre a UFPA e o IBE tem tudo para avançar, ainda mais.”

Texto: Helder Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes