Na última segunda-feira, 18, professores de sete universidades se reuniram na Universidade de São Paulo para o 2º Workshop de Tecnologia, promovido pelo Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE). O objetivo do encontro foi estimular a formação de consórcios para a submissão de propostas ao edital do FP7 – 7º Programa Quadro da União Europeia para a Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico -, que deverá ser lançado em julho.

Cledson Akio Sakurai (USP) apresentou um rascunho das chamadas previstas para o edital, destacando a chamada específica com o Brasil. São eles, Cloud, Smart Technologies, com enfoque em hardware, Smart Services and Applications e serviços que possam ser usados nos padrões de TV digital Brasil e Europa.
Em seguida os professores presentes escolheram as chamadas que lhe interessaram e determinaram os coordenadores dos trabalhos. Entre as ações deliberadas pelo Workshop estão divulgar o edital nas instituições de ensino e identificar outros interessados e mapear parceiros europeus para os trabalhos.

Participantes: André Riyuiti Hirakawa – (USP); Antonio Mauro Saraiva (USP);Charles Christian Miers (UDESC) ; Cledson Akio Sakurai (USP) Edson De Pieri (UFMG); Flávio Luiz Coutinho (USP); Jaime Simão Sichman  (USP); João Marcos T. Romano (UNICAMP); Jorge Roberto Brito de Souza  (UFPA); Luiz Claudio V. dos Santos (UFSC); Marcos A. Simplicio (USP); Ronaldo Barbosa (UFMG); Tereza Cristina (USP) e Vicente Lopes Junior (UNESP).