OBJETIVO: Intercâmbio de boas e más práticas, considerações e desafios comuns.

A Especialização Inteligente é uma metodologia inovadora que promove a identificação de vantagens competitivas regionais e ajuda a redirecionar esforços e recursos para estabelecer cadeias de valor e avançar na inovação.

O conceito foi desenvolvido na União Europeia (UE), mas, devido à sua abordagem local / regional, é altamente adaptável. Portanto, tem potencial para ser implementado em todo o mundo.

Várias regiões da América Latina e do Caribe (ALC) já estão implementando a Especialização Inteligente de acordo com suas próprias características territoriais e contextos socioeconômicos, a fim de identificar e desenvolver suas vantagens competitivas. A UE apóia essa internacionalização e atualmente coopera com o Brasil, México, Peru, Chile, Argentina e Colômbia.

A Especialização Inteligente provou ser um segmento bem-sucedido da cooperação UE-ALC. Esses diálogos inter-regionais incluem o intercâmbio de experiências entre autoridades regionais no desenvolvimento, implementação e gestão de políticas regionais.

Além disso, a Especialização Inteligente foi bem projetada para enfrentar os desafios globais e contribuir para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, principalmente por meio dos roteiros de ciência, tecnologia e inovação.

Nesse contexto, o projeto EULAC Focus organiza sua quarta conferência na web com o objetivo de vincular as estratégias de inovação da CTI e a cooperação bi-regional.

Para conectar: ​​https://webconf.vc.dfn.de/rnfc0pcvrb4g/