O projeto EULAC FOCUS realizará uma conferência web nessa quinta, dia 28/03, a partir das 12 horas (horário de Brasília), com o seguinte título:  “Desafios e Soluções para Integração de Trabalhadores Qualificados e Pesquisadores- Terceira Conferência Web do Projeto EULAC FOCUS sobre migração dentro da América Latina e Caribe”.

Dentro do tema, tendo como moderador Simone Belli (Yachay Tech, Equador e Universidad Complutense de Madrid, Espanha), os especialistas em migrações internacionais: Carolina Stefoni (Universidad de Chile), Jacques Ramirez (Universidad de Cuenca, Equador) e Javier Romano (Universidad de la República, Uruguai), abordarão a crise social, econômica e política da Venezuela que provocou onda de migração de proporções sem precedentes na história do país, superando 2,3 milhões desde 2014.

Os países vizinhos, assim como todos os demais países da América Latina parecem diferir em suas estratégias e capacidades de enfrentamento frente a um grande número de imigrantes venezuelanos. A Colômbia é o país que mais recebeu imigrantes, chegando a um milhão. No entanto, grandes fluxos migratórios também se dirigem para o Equador, Peru e Chile. Vários países latino americanos estão conduzindo um diálogo para chegar a uma resposta coordenada para a crise migratória, que ainda não foi alcançada.

Já existe uma extensa pesquisa sobre a migração de trabalhadores altamente qualificados da América Latina e do Caribe para os Estados Unidos e Europa. Por esta razão, o projeto H2020: “EULAC Focus” quer mostrar que esse vazio na pesquisa deve ser abordado o mais rápido possível, a fim de obter uma base científica para a coordenação de políticas regionais e os processos de alienação, considerando especialmente as permissões de trabalho e o reconhecimento dos títulos acadêmicos estrangeiros.

A conferência será transmitida através do seguinte link: https://webconf.vc.dfn.de/rk5jfsgbxtky/?fbclid=IwAR0W89gSR5_iuJGLvVx8oeR-WWu3h4HcaphxY40Gj1-BBNx-wotMraBctnE