Realizado no dia 14 de dezembro na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo com o objetivo de divulgar e informar sobre o novo Programa de Trabalho do H2020 à comunidade de pesquisa e ao setor privado do Estado de São Paulo, o evento contou com a abertura do Pro Reitor de Pesquisa Prof.José Eduardo Krieger que manifestou a internacionalização da Universidade através das parcerias nos projetos das oportunidades de iniciativas como o Programa Horizon 2020.

Luciana Santos, representante da Comissão Europeia, fez uma completa apresentação aos participantes do programa e as áreas onde o Brasil tem grandes oportunidades como Saúde, Transporte e nanotecnologia convidando e incentivando aos pesquisadores presentes a participarem. Johanna do Centro ENRICH no Brasil, apresentou recém inaugurado centro no Brasil convidando empresários a fazerem parte do hub de inovação. Cecilia Matsumura apresentou o papel do NCP (National Contact Point) Brasileiro representando o Prof.Moacyr Martucci Jr. para dar suporte aos pesquisadores brasileiros fazendo a “ponte” entre a Europa tanto institucional como busca de parceiros. A Fundação de Amparo de Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) representada pelo Prof.Sergio Queiroz apresentou o funcionamento e avaliações das chamadas H2020 dentro de sua instituição. Houve ainda uma sessão de perguntas e respostas para esclarecimento e encorajamento aos pesquisadores presentes a juntar-se com parceiros europeus para desenvolver conjuntamente conhecimento, pesquisa e liderança no âmbito do H2020.