O H2020 é o programa de financiamento a pesquisa e inovação da União Europeia (UE). O programa coloca o investimento em investigação e inovação no centro da estratégia europeia para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. O H2020 está aberto à participação de pesquisadores de todos os países do mundo.

As oportunidades de financiamento no âmbito do Horizonte 2020 são definidas nos programas de trabalho plurianuais, que cobrem a grande maioria dos apoios disponíveis. No final de outubro de 2017, a Comissão Europeia anunciou o novo Programa de Trabalho do H2020 para o período de 2018-2020, com um orçamento de 30 mil milhões de euros.

O novo Programa de Trabalho também fortalece a cooperação internacional em pesquisa e inovação ao investir mais de 1 bilhão de euros em 30 iniciativas emblemáticas em áreas de benefício mútuo.

O projeto INCOBRA, em conjunto com o Centro ENRICH no Brasil, vai realizar um conjunto de atividades para incentivar e facilitar a cooperação UE-BR, particularmente no âmbito do programa de financiamento do H2020.

Dentre estas atividades, destaca-se o segundo evento de Informação a realizar-se na cidade de São Paulo no dia 14 de dezembro, com o objetivo de divulgar e informar sobre o novo Programa de Trabalho do H2020 à comunidade de pesquisa e ao setor privado do Estado de São Paulo.

O Infoday terá duração de 4 horas e contará com representantes da Comissão Europeia, do projeto INCOBRA e do Centro ENRICH no Brasil, da Fundação de Amparo de Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Instituto Brasil – Europa como Ponto de Contato Nacional para o H2020 no Brasil. A sessão terá como foco as chamadas do H2020 para o ano de 2018 nas áreas de saúde, nanotecnologia e transporte, onde a participação de organizações brasileiras é encorajada.

Pesquisadores brasileiros, universidades, empresas e instituições de pesquisa e inovação trabalhando nestas áreas são encorajados a juntar-se com parceiros europeus para desenvolver conjuntamente conhecimento, pesquisa e liderança no âmbito do H2020.