A União Europeia abriu a última consulta pública sobre o draft do plano para o Horizon Europe, o programa de pesquisa de sete anos proposto de 94.1 bilhões de euros.

As perguntas da pesquisa visam principalmente as associações guarda-chuva pan-europeias de organizações nacionais, que têm até o dia 17 de novembro para responder. É acompanhada por um novo draft do que eventualmente se tornará o plano de implementação do Horizon Europe nos primeiros quatro anos.

A estrutura básica do Horizon Europe já está estabelecida em uma lei quase pronta, mas o plano colocará a carne nos ossos do que os diferentes pedaços do programa devem alcançar. O plano já teve vários drafts e a comissão está agora trabalhando em direção a uma versão final que deve ser adotada no início de 2020.

Esta é a oportunidade final para comentário público, mas a consulta de estados membros continuará por alguns meses.

Após o vazamento de uma versão anterior em 24 de outubro, há poucas surpresas. Como esperado, o draft do plano, datado de 31 de outubro, alinha as prioridades do Horizon Europe com as da nova presidente da comissão, Ursula von der Leyen, colocando questões como mudança climática, migração e desinformação online no topo da agenda.

Adicionadas ao rascunho estão quatro novas propostas de parcerias em pesquisa que foram apresentadas por estados membros. Elas cobrem resistência a antibióticos, cidades inteligentes, zero-carbon shipping e a formação de um Serviço Geológico Europeu. Outras mudanças desde 24 de outubro são pequenas- em sua maioria correções e esclarecimentos.

Juntamente com o novo plano, a comissão, também em 31 de outubro, publicou um relatório sobre as fases anteriores da consulta: uma pesquisa online realizada de junho a outubro e o evento de três dias do R&I Days, realizado em Bruxelas no final de setembro.

O link para participar da consulta é o seguinte: https://ec.europa.eu/info/news/share-your-views-revised-version-orientations-towards-first-strategic-plan-horizon-europe-2019-oct-31_en