Organizada pela Comissão Europeia, foi realizado esta manhã (24/03) a 10ª Reunião (virtual)do Comitê Diretivo de Cooperação Brasil – União Europeia em Ciência, Tecnologia e Inovação-2021.  O encontro foi co-presidido por Maria Cristina Russo, Diretora Internacional da DG Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia, e pelo Embaixador Achilles Zaluar, Diretor do Departamento de Promoção Tecnológica do Ministro de Relações Exteriores do Brasil, pelo lado brasileiro. Do lado brasileiro, o encontro contou com a presença de diversos representantes do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, incluindo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), suas instituições associadas – o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ( CNPq) e o Instituto Brasileiro de Pesquisas Espaciais (INPE) -, bem como o Conselho Nacional das Agências de Financiamento Estadual (CONFAP), o IBE-USP Instituto de Estudos Brasil Europa da Universidade de São Paulo e a Embraer. Do lado da UE, os participantes incluíram representantes do Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE), do Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia (JRC), da Direção-Geral da Educação e Cultura (DG EAC), da Direção-Geral da Indústria da Defesa e Espaço (DG DEFIS), a Direção-Geral das Redes de Comunicações, Conteúdo e Tecnologia (DG CONNECT) e a Agência Executiva do Conselho Europeu de Investigação (ERCEA).

Ambos os lados reconheceram o papel central da pesquisa e inovação na Parceria Estratégica UE-Brasil em geral. Além disso, a UE e o Brasil destacaram a importância de uma cooperação bilateral e multilateral reforçada, com foco em Transição Verde, Sustentável e Digital e Saúde Global, no contexto do próximo Programa de Pesquisa e Inovação da UE, Horizon Europe (2021-2027). O Brasil destacou a importância de aumentar os esforços para incluir as empresas start-ups no âmbito da cooperação bilateral em pesquisa e inovação.