O Laboratório Binacional foi idealizado como mecanismo inovador de cooperação científica internacional por meio de presença física de pesquisadores da FioCruz no centro internacional de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), sediado no Campus da Universidade de Aveiro. O seu objetivo é o desenvolvimento de programas, projetos e ações bilaterais ou multilaterais, incluindo a abordagem One Health (WHO-FAO-OIE, 2019), em parceria com redes, projetos internacionais de pesquisa tecnológica e centros de excelência em ensino, pesquisa e inovação.

A expectativa é que os pesquisadores da Fiocruz trabalhem em parceria com a Universidade de Aveiro contribuindo com a produção científica e tecnológica em saúde, atuando na captação de recursos para P,D&I e integrando consórcios multilaterais e redes internacionais de Ensino, Pesquisa e Inovação. Assim como, constituir ponto de intercâmbio de alunos de pós-graduação e centro de formação de recursos humanos, dentre outras atividades de interesse comum.

Além do IBE-USP, a iniciativa conta com apoio da Delegação da União Europeia no Brasil, da Embaixada de Portugal em Brasília, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, do Centro de Inovação Brasil – Europa (ENRICH in Brazil)

Em recente encontro virtual com representantes da FioCruz e do IBE-USP, foram apontados possíveis ações relacionados ao fortalecimento da colaboração envolvendo os parceiros brasileiros e europeus do IBE-USP bem como disponibilização do estrutura de NCP (National Contact Point) brasileiro.

Outras informações estão disponíveis no link abaixo:

https://oei.int/pt/escritorios/portugal/noticia/oei-fiocruz-e-ua-discutem-colaboracao-em-ciencia-tecnologia-e-inovacao

https://portal.fiocruz.br/noticia/evento-aborda-cooperacao-contra-covid-19-e-apresenta-lab-binacional-ua-fiocruz

https://www.far.fiocruz.br/2020/09/avanca-a-proposta-de-cooperacao-cientifica-internacional/?print=print

https://www.ua.pt/pt/noticias/4/63547