O ERA PerMed é uma chamada (ERA-Net Cofund) no âmbito do programa de fomento de pesquisa e inovação Horizonte 2020, apoiado por 32 parceiros de 23 países, e co-financiado pela União Europeia (UE). 

Com o tema “Projetos de pesquisa multidisciplinar em Medicina Personalizada – Desenvolvimento de ferramentas de suporte clínico para implementação de Medicina Personalizada”, esta é a quarta Chamada Transnacional Conjunta ERA PerMed, e promove atividades de pesquisa e inovação que estabelecem vínculos estreitos entre a pesquisa clínica, ciência da computação/informática médica e pesquisa sobre aspectos éticos, legais e sociais no campo da Medicina Personalizada.

O objetivo geral da chamada é melhorar a prevenção e o gerenciamento de doenças, com base em uma estratificação de pacientes mais ampla e mais eficiente, caracterizada e definida por diagnósticos e protocolos de tratamento/prevenção personalizados para pacientes e indivíduos em risco de doença. 

As organizações de financiamento dos 23 países que participam desta chamada buscam promover a colaboração interdisciplinar inovadora e encorajar propostas de pesquisa transnacional (Áustria, Bélgica, Brasil, Chile, Croácia, Dinamarca, Egito, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Israel, Itália, Letónia, Luxemburgo, Noruega, Panamá, Polônia, Romênia, Espanha, Suécia e Turquia). 

O orçamento total disponível para a chamada é de aproximadamente 24 milhões de Euros. E o orçamento brasileiro até o momento* é de aproximadamente 1,2  milhão de Euros. 

Mais informações acesse: https://confap.org.br/news/disponivel-chamada-transnacional-conjunta-era-permed-2021/