O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançam a Chamada ERC-CONFAP-CNPq 2020, para pesquisadores doutores vinculados a instituições de pesquisa brasileiras integrarem equipes de Pesquisadores Principais com projetos financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (European Research Council – ERC).

Parceria ERC-CONFAP-CNPq

Esta Chamada é lançada por meio do Acordo (Implementing Arrangement) assinado entre a Comissão Europeia e o Confap, em 2016, e inclui o CNPq por meio do Arranjo Administrativo (Administrative Arrangement) assinado entre as instituições, em maio de 2018.

Em 2020, estão disponíveis para cooperação e integração de pesquisadores brasileiros, 545 projetos de pesquisa, multidisciplinares na fronteira do conhecimento, financiados pelo ERC. Alguns desses projetos reorientaram suas pesquisas para priorizar a busca por soluções para os problemas causados pela pandemia da Covid-19.

Fomento

Os projetos aprovados devem possivelmente ter início a partir do segundo semestre de 2021. As visitas poderão ser realizadas em um período contínuo ou divididas em visitas curtas, levando em consideração as restrições de cada país e instituições do grupo de pesquisa, em razão da pandemia de Covid-19. As Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) e o CNPq apoiarão os projetos aprovados viabilizando as despesas de viagem. Os pesquisadores brasileiros aprovados na chamada continuarão a receber seus salários ou bolsas de acordo com os termos e condições de suas instituições.

Os pesquisadores brasileiros visitantes aprovados e incorporados no grupo de pesquisadores financiados pelo ERC poderão receber suporte dos projetos ERC, e o fomento poderá ser negociado e definido entre os Pesquisadores Principais (ERC Grantees) e os pesquisadores brasileiros.

Confira a lista de FAPs que aderiram à Chamada : https://confap.org.br/news/confap-e-cnpq-lancam-chamada-para-pesquisadores-doutores-integrarem-projetos-financiados-pelo-conselho-europeu-de-pesquisa/