A 6ª reunião do Diálogo Político de Alto Nível entre o Brasil e a União Europeia (UE) ocorreu em Brasília, no dia 19 de novembro de 2019. As delegações realizaram um intercâmbio aberto e construtivo sobre uma ampla gama de assuntos, incluindo a evolução das relações bilaterais e sua parceria estratégica. Foram discutidas prioridades para o novo governo brasileiro e perspectivas para a nova Comissão Europeia, além de questões globais e regionais. Ambas as partes reafirmaram seu compromisso com o Acordo de Associação UE-MERCOSUL.

Em vista da proposta do Brasil de sediar a 8ª Cúpula Brasil-União Europeia no primeiro semestre de 2020, ambas as partes concordaram em realizar um balanço das relações bilaterais, inclusive dentro de um Comitê Conjunto preparatório, com base nos objetivos estabelecido na Cúpula de 2007, que lançou a Parceria Estratégica entre o Brasil e a União Europeia.

A reunião foi co-presidida por Kenneth Haczynski da Nóbrega, Secretário de Negociações Bilaterais no Oriente Médio, Europa e África do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, e Jean-Christophe Belliard, Vice-Secretário Geral de Assuntos Políticos da Ação Externa Europeia Serviço (SEAE) da União Europeia.

O vice-secretário geral Jean-Christophe Belliard também apresentou na Fundação Alexandre de Gusmão a palestra “União Europeia no Mundo e suas Relações com o Brasil”

https://eeas.europa.eu/headquarters/headquarters-homepage/70850/eu-and-brazil-held-their-6th-high-level-political-dialogue_en?fbclid=IwAR1CsGeujgfQvIqQadT9amdu7_CVP5cKqBy6DQdZ_IQGjai3RJBAct-EQVg