Pesquisadores que receberam ERC grants e times de apoio em instituições que ajudam a preparar propostas compartilham seus conselhos.

Recentemente observamos muitas conversas interessantes em canais de mídias sociais, falando sobre a melhor maneira de criar uma ERC grant application bem-sucedida. Inspirados, nós pedimos aos cientistas financiados pelo ERC para compartilhar suas principais dicas com aqueles que estão considerando se inscrever para financiamento. Suas respostas foram consideráveis e também generosas e perspicazes. Aqui compartilhamos alguns pensamentos que particularmente impressionaram.

Você deve se inscrever mesmo se estiver trabalhando em um centro de pesquisa com pouca experiência em receber ERC grants?

Sim. Alina Badescu, cujo financiamento está na Universitatea Politehnica Din Bucuresti, Romênia, descobriu que depois que ela recebeu a Starting Grant, isto ajudou a trazer mais pessoas para seu time e a comprar os equipamentos principais. Ela diz: “Países como a Romênia não têm tradição em competições assim e os pesquisadores têm medo de submeter seus projetos. Há vários mitos sobre as inscrições, como o fato de que você tem que ter boa infraestrutura ou um time bem estabelecido, o que com certeza ajuda. Mas o financiamento também é feito para pessoas jovens que ainda estão desenvolvendo seus grupos de pesquisa… Quando você tem esse tipo de financiamento, você tem reconhecimento… é uma bola de neve que fica cada vez maior.”

Que tipo de ideia para propor?

Como muitas pessoas envolvidas sabem, o céu é o limite quando se trata de pesquisa fundamental. Reinhilde Veugelers, economista na KULeuven na Bélgica e ex-membro do ERC Scientific Council aconselha: “Pense em coisas grandes. Questões que te incomodam. Questões que você não sabe como pensar a respeito”.

Ao longo dos anos, Valeria Nicolosi, especialista em nanotecnologia na Trinity College Dublin, recebeu Starting, Consolidator e Proof of Concept grants.Ela também tem uma boa ideia sobre o que funciona na inscrição:

Seu estado de espírito

Joana Gaspar de Freitas, que estuda dunas na Universidade de Lisboa em Portugal, foca nos aspectos de motivação e autoconfiança.

Quanto tempo gastar na sua candidatura?

O vencedor da Starting grant Elison Matioli, um engenheiro eletricista brasileiro que se mudou para a Europa e agora está na Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne na Suíça, descreve sua candidatura e carreira em uma entrevista . “Eu dediquei uma parte significativa dos meus primeiros meses como professor na EPFL para preparar minha candidatura no ERC, o que acabou sendo um tempo muito bem investido.”

Como lidar com o risco

Um cientista da computação aconselha a escolha do campo e como lidar incluindo aspectos de risco na sua proposta.  O vencedor da Consolidator Grant Alberto Ros Bardisa da Universidade de Murcia , na Espanha:

Todas inscrições podem ser recursos úteis

Vasco Carvalho, macroeconomista da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, achou o processo de criar uma proposta de projeto ERC útil, muito além de seu objetivo original: “O tempo da candidatura foi provavelmente o tempo mais útil no cargo de professor assistente. Levei um mês (para fazer). Aquele mês tem sido a luz que guia minha pesquisa nos últimos seis anos- independente do ERC.” 

Mesmo uma candidatura malsucedida não é perda de tempo. O astrofísico Franco Vazza, que gerencia um projeto na Universidade de Bologna na Itália, diz:

 

 

Se da primeira vez não der certo… revise e tente de novo

A especialista em física de materiais Sandra Korte-Kerzel da RWTH Aachen, Alemanha aconselha:

Para mais informações: explore o Twitter “Tips for ERC Grant Proposals”
Para informações oficiais sobre todos os aspectos do processo, acesse: ERC FAQ Pages

Fonte: https://erc.europa.eu/news-events/magazine/application-advice-authors-successful-grant-proposals