A Comissão Europeia lançou, em 1/8, nova consulta pública `online`, com vistas a recolher insumos complementares para a conformação do próximo programa-quadro de pesquisa e inovação da UE: o Horizonte Europa. A consulta está aberta à participação de qualquer interessado, sem limitações geográficas ou institucionais.

Enquanto a consulta inicialmente lançada enfoca o aspecto “programático” do Horizonte Europa, nesta o foco recai em aspectos da sua futura implementação, notadamente nos instrumentos e procedimentos que regularão o seu funcionamento, tais como as regras para a apresentação e a avaliação de projetos, assim como para a formação das “parcerias europeias”, entre outros assuntos de potencial interesse das instituições brasileiras.

A nova consulta é “estruturada” em um formulário eletrônico e inclui na seção final em que se admite o encaminhamento de documentos e comentários em qualquer formato, e sobre temas de livre escolha, pertinentes ao futuro programa europeu.

A consulta pública estará aberta a contribuições até a data limite de 15 de setembro próximo em: https://ec.europa.eu/eusurvey/runner/HorizonEurope_Codesign_Implementation