Na mesa: Mario Neto Borges (CNPq), Marcos Cintra (Finep) e Maria Zaira Turchi (Confap) e Cristina Russo (Comissão Europeia) Em pé: Comissário Carlos Moedas (Comissão Europeia), Embaixador  João Gomes Cravinhos (Comissão Europeia)

A União Europeia assinou nesta 3ª.feira dia 22/05 um acordo de cooperação com as principais agências brasileiras de fomento à pesquisa: CNPq (CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Finep e Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), aumentando a participação do Brasil no  programa de pesquisa e inovação da UE. Agora, pesquisadores brasileiros e europeus poderão cooperar mais facilmente em questões que vão desde combater doenças tropicais negligenciadas, como Zika ou Dengue, até desenvolver biocombustíveis sustentáveis, aviões mais seguros, e tecnologias 5G.

O Comissário Europeu para Pesquisa, Ciência e Inovação, afirmou que “este é um grande dia para pesquisas na UE e no Brasil. Estamos colocando em prática um arranjo muito prático para apoiar nossas comunidades de pesquisa a cooperar em alguns dos desafios mais importantes enfrentados por nossas sociedades. Estamos desbloqueando o potencial de algumas das melhores mentes dos dois lados do Atlântico”.

O acordo estabelece três mecanismos diferentes de cooperação: amplia consideravelmente o co-financiamento nacional da participação brasileira em projetos no âmbito do Horizon 2020, promove a cooperação entre projetos paralelos no âmbito de chamadas coordenadas de propostas no Brasil e na UE e interliga projetos existentes em áreas de interesse comum.

Assista o vídeo da cerimônia: http://ec.europa.eu/avservices/video/player.cfm?ref=I155618