Organizado em uma série de Seminário, tem como objetivo abrir espaço de discussão e avaliação de políticas de cooperação internacional na área da educação superior, a partir de visões distintas do processo de internacionalização, reunindo acadêmicos e formuladores de políticas públicas.

Nas últimas décadas, os programas de cooperação acadêmica foram incrementados, tendo diversos países promovido políticas de intercâmbio de estudantes nacionais e internacionais. Entre eles, o Brasil se destaca pelo desenvolvimento de políticas voltadas à ampliação de oportunidades tanto em nível de graduação, quanto de pós-graduação.

Cabe neste momento discutir os resultados desses programas, avaliar seus impactos e propor ajustes e melhorias, a fim de aprofundar o nível de internacionalização da ciência, articulando essas iniciativas a um planejamento de mais longo prazo, inserido na agenda da política externa desses países, destacando uma perspectiva estratégica.

Os principais temas a serem tratados serão: avaliação dos objetivos de cada

programa; estratégias de acompanhamento e avaliação de resultados e, finalmente, desafios encontrados e propostas de melhorias. Tais temas são essenciais para uma reflexão crítica sobre o futuro dessas políticas educacionais públicas e internacionais e sua contribuição para o desenvolvimento dos países participantes.

Este Seminário é uma iniciativa conjunta do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.