Maria Cristina Russo, Diretora da Cooperação Internacional, DG RTD da Comissão Europeia anunciou esta semana o lançamento do Programa de Trabalho 2018-2020 do Horizonte 2020, o programa de financiamento da União Europeia em Pesquisa e Inovação.

O Horizonte 2020 é o maior programa multinacional dedicado à pesquisa e inovação e está "aberto ao mundo". Isso significa que pesquisadores, universidades, organizações de pesquisa, empresas e organizações não governamentais de todo o mundo podem se candidatar para participar das atividades do Programa de Trabalho realizadas principalmente através de convocação de propostas.

As chamadas do Programa de Trabalho lançado hoje representam um grande investimento de € 30 bilhões. Estas oferecem uma ocasião extraordinária para a comunidade científica e os inovadores em países terceiros aproveitarem as oportunidades oferecidas pelo Horizonte 2020 trabalhando em conjunto com homólogos da UE e países associados ao Horizonte 2020 em áreas de interesse mútuo.

Além desta abertura geral, neste Programa de Trabalho, a cooperação internacional em pesquisa e inovação foi fortalecida através da inclusão de uma lista de 30 iniciativas emblemáticas com países específicos em áreas de benefício mútuo no valor de mais de € 1 bilhão.

Infelizmente o Brasil não é elegível mas, poderá participar através dos programas das FAPs de seu estado (dependendo do estado de origem do candidato pesquisador brasileiro) seguindo as regras de suas respectivas FAPs.

Se estiver interessado em candidatar-se consulte a FAP de seu estado e consulte o portal dos participantes do Horizonte 2020: http://ec.europa.eu/research/participants/portal/