Os resultados da pesquisa financiada pelo ERC provaram mais uma vez ser de alto valor científico, como concluiu um novo estudo independente. Cerca de 73% dos projetos ERC concluídos levaram a grandes avanços ou avanços. Isso mostra que o ERC está alcançando seus objetivos de financiar pesquisas de alto risco/ alto ganho e também enfatiza a alta proporção de pesquisas interdisciplinares.

A chamada para projetos para estudo piloto anunciado no ano passado e também encomendado pelo Conselho Científico do ERC foi visto como uma novidade, uma vez que poucas agências de financiamento investem na avaliação detalhada do impacto científico da pesquisa que eles apoiam. Posteriormente, o Conselho Científico solicitou esta nova avaliação qualitativa independente, na qual os revisores avaliaram uma amostra aleatória de 155 projetos de Iniciação e Desenvolvimento Avançado concluídos.

Tal como no exercício de estudo piloto, a análise dos projetos foi realizada por painéis compostos por três cientistas independentes de alto nível; Dois com experiência como membro do painel ERC e um sem experiência prévia em um painel ERC. Ao lado dos projetos de marcação, os avaliadores também responderam a uma série de questões relacionadas ao impacto científico, aos novos métodos, ao interdisciplinar e ao impacto econômico e social de cada projeto.

A partir desta avaliação vem que 25% dos projetos levaram a descobertas científicas e outros 48% foram classificados como levando ao avanço científico importante. Cerca de 26% dos projetos apresentaram contribuição científica incremental, e apenas 1% não apresentaram resultados científicos apreciáveis. Essas descobertas confirmam os resultados do exercício piloto, mas com uma leve melhora. Uma das principais conclusões é que o ERC realmente financia projetos de natureza de alto risco / alto ganho, de acordo com sua missão, e que tais projetos são mais propensos a levar a avanços. Também destaca a interdisciplinaridade de muitos projetos de ERC.

A avaliação também descobriu que o impacto ultrapassou as esferas científicas, apesar de esse aspecto não ter sido levado em consideração no momento do financiamento. A pesquisa ERC tem o potencial de beneficiar a economia e a sociedade em geral, com quase metade dos projetos já tendo impactado a este respeito e mais de três quartos preveem ter esse impacto a médio e longo prazo.

Relatórios semelhantes, a serem realizados em diferentes amostras de projetos finalizados financiados pelo ERC, estão previstos para os próximos anos.

Para mais informações, acesse o Programa 2018: https://erc.europa.eu/sites/default/files/document/file/ERC-Work-Programme-2018.pdf

https://erc.europa.eu/