A Cúpula Acadêmica e de Conhecimento da EULAC, “Rumo à Construção de um espaço comum Europa- América Latina e Caribe do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação” foi realizada nos dias 5 e 6 de outubro de 2017 na Universidade de El Salvador com o apoio de instituições incluindo Consejo Permanente de Consejos de Rectores, EUA, CSUCA, AUGM, UNICA, ENLACES e UDUAL. A Cúpula do Conhecimento também teve o apoio das duas co-presidências das Cúpulas de Chefes de Estado e de Governo da UE e CELAC assim como da Fundação EULAC.

A Cúpula contou com mais de 500 participantes da Europa, América Latina e Caribe, e palestrantes de destaque, incluindo Hugo Martinez, ministro das relações exteriores e chanceler da República de El Salvador, Andreu Bassols, embaixador da UE em El Salvador e Roger Armando Arias, reitor da Universidade de El Salvador.

EULAC Focus foi um dos apoiadores chave da Cúpula e foi representado em El Salvador por várias organizações parceiras. Em particular, o coordenador do projeto, Rámon Torrent foi chamado para falar em diversas ocasiões, em especial para moderar a mesa redonda do Quadro Institucional bi regional: “Promover a Cooperação bi regional em uma Perspectiva Institucional: O papel de Projetos Estruturais e Cooperação entre Associações e Redes”, no primeiro dia logo após o almoço.

Simone Belli, diretor do YT-IN Research, Yachay Tech, Equador e co-líder do Work Package 4 do EULAC FOCUS, também foi moderador em um painel temático sobre “Construção de um Espaço comum Europa –América Latina e Caribe para o Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação”, assim como falou no tema: “A Contribuição de Universidades para Desenvolvimento Territorial”. Sophie von Knebel, Gerente de Projeto do DLR, Alemanha e líder do Work Package 4 do EULAC FOCUS falou no painel temático paralelo sobre: “Contribuição de Universidades para a Agenda 2030: Articulação entre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Ensino Superior”, moderado por Moacyr Martucci Jr., da USP, Brasil e também um dos membros do conselho diretor transetorial do projeto.

Finalmente, Florencia Paoloni, secretária técnica e científica do IILA, Itália, uma das parceiras do projeto, foi escolhida como a relatora oficial não apenas da mesa redonda do quadro bi-regional institucional, como também dos painéis temáticos paralelos. Nossa membra do conselho diretor transetorial, Paola Amadei, Diretora Executiva da Fundação EU-LAC foi escolhida como uma das oradoras durante a cerimônia de fechamento.

Para maiores informações sobre o evento em Tweets e fotos, por favor acesse o Storify do projeto EULAC Focus em: https://storify.com/EULAC_FOCUS/eulac-focus-participation-at-the-eulac-academic-an. Fotos também podem ser encontradas na conta do Instagram do projeto: https://www.instagram.com/eulac_focus/  e vídeos serão publicados em breve na conta do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCNX5iwzLUT6NTv7Zg_fv-Gg.