A Comissão Europeia é uma das principais instituições da UE. Para além de representar e defender os interesses da UE no seu conjunto, a Comissão prepara os projetos de legislação europeia e assegura a execução das políticas e dos fundos da UE.
 
Os 27 Comissários, um por país da UE, são responsáveis pela direção política da União Europeia durante o seu mandato de cinco anos. O Presidente da Comissão atribui a cada Comissário a responsabilidade por áreas políticas específicas. 
 
Durão Barroso é o atual Presidente da Comissão Europeia, tendo dado início ao seu segundo mandato em fevereiro de 2010.  O Presidente é nomeado pelo Conselho Europeu. Este, de acordo com o Presidente nomeado, nomeia igualmente os outros Comissários.  A nomeação de todos os Comissários, incluindo o Presidente, está sujeita à aprovação do Parlamento Europeu.
 
O Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE) dá apoio ao Alto Representante da União Europeia para a Política Externa e de Segurança Comum. Atualmente Catherine Ashton  é quem preside o Conselho dos Negócios Estrangeiros e dirige a política externa e de segurança comum, garantindo a sua coerência e coordenação com a ação externa da UE.